Férias Escolares

As férias escolares são um intervalo de descanso das aulas. No Brasil, as férias são marcadas comumente pelas seguintes datas: as férias do meio do ano que costumam incluir o mês de julho e as férias de natal e ano novo (ou férias de verão), que costumam incluir o final do mês de dezembro e o mês de janeiro.

Mas ela não é somente um mês de descanso. No Brasil o ano letivo se inicia próximo ao carnaval, em fevereiro, ou seja: as férias de verão marcam normalmente a troca de ano dos alunos, que podem passar, por exemplo, da primeira para a segunda série. No entanto, o calendário letivo tem passado por algumas alterações realizada por governantes, como é o caso de São Paulo que alterou o calendário, redistribuindo as férias por 4 períodos diferentes, ou seja, à partir de 2020 os alunos da rede estadual de São Paulo terão o seguinte cronograma: uma semana em abril, duas semanas em julho, uma semana em outubro e 30 dias entre dezembro e janeiro. As adequações são justificadas como uma forma de melhorar o rendimento dos alunos.

Tendo mais ou menos dias corridos, é fato de que as férias são muito esperadas, pelo descanso e pelas atividades que serão exercidas pelos alunos. A seguir, algumas atividades possíveis para fazer com as crianças durante as férias:

Brinquedos e brincadeiras: elas podem desfrutar de brincadeiras tradicionais de rua como Pega-Pega, Esconde-Esconde ou Queimada. É possível ainda construir seus próprios brinquedos, como a pipa, muito tradicional e uma forma de evidenciar a criatividade e a arte.

Passeios Culturais: são divertidíssimos! Há diversos locais que podem ser visitados durante as férias, podendo salientar museus e cinemas. Os museus comumente ficam abertos durante as férias, oferecendo uma programação diferenciada a fim de que os visitantes possam interagir de maneira mais direta e divertida. Outras dicas são os passeios nos parques abertos, essa é uma forma interessante de estar perto da natureza.

Bicicleta: se for ao parque, pode ser para andar de bicicleta (e depois ainda pode fazer um piquenique!).

Atividades em grupo: as férias podem servir para distanciar ou aproximar ainda mais os colegas. Uma dica é chamar os amigos, fazer uma reunião, cozinhar juntos, brincar de jogos de tabuleiro, de brincadeiras na rua ou de brincadeiras criativas, que envolvem o sentido manual. Vale pintar quadros, criar jogos e comidas diferentes!

É possível aproveitar as férias para colocar as coisas em ordem, para juntar a família e os amigos e para descansar. Aproveitando com responsabilidade, esse período pode ser um dos mais agradáveis do ano.