Você sabe o que é LinkedIn e como funciona?

Você está procurando emprego e anda por aí entregando currículos? Eu gostaria de dizer que existe uma alternativa para encontrar vagas de emprego que pode ser muito mais eficaz.

Você também pode ser um empreendedor ou recrutador que precisa encontrar o funcionário ideal e está cansado de ter a caixa de e-mail lotada por currículos sem nenhum tipo de filtro.

Neste artigo, vamos te apresentar a rede social profissional mais usada no mundo e te mostrar como usar o LinkedIn e tirar o máximo de proveito dele.

Para te ensinar como usar o LinkedIn, abordaremos os seguintes assuntos:

O que é o LinkedIn?

Como funciona o LinkedIn?

Por que usar o LinkedIn?

5 dicas de como criar um bom perfil no Linkedin

Considerações finais

O que é o LinkedIn?

Apesar de ser muito popular, muitos ainda não conhecem ou se perguntam como usar o LinkedIn, por isso vamos começar explicando o que ele realmente é.

O LinkedIn é a maior rede social profissional que existe atualmente, com mais de 550 milhões de usuários em 200 países.

A empresa foi lançada por Reid Hoffman em 2003 e comprada pela Microsoft em 2016, inicialmente com a intenção de fornecer funcionalidades básicas para a criação de um perfil profissional online, e hoje permite que os usuários compartilhem conteúdos com outros profissionais, adicionem colegas de trabalho, se conectem com possíveis empregadores, façam parcerias de negócios ou contratem novos funcionários.

Para as empresas, o LinkedIn se tornou uma excelente ferramenta para trabalhar sua marca no mercado, compartilhando conteúdos relevantes para seu nicho, fazendo anúncios com informações importantes sobre a empresa, divulgando campanhas e realizando recrutamento de novos colaboradores.

empresa foi lançada por Reid Hoffman em 2003 e comprada pela Microsoft em 2016, inicialmente com a intenção de fornecer funcionalidades básicas para a criação de um perfil profissional online, e hoje permite que os usuários compartilhem conteúdos com outros profissionais, adicionem colegas de trabalho, se conectem com possíveis empregadores, façam parcerias de negócios ou contratem novos funcionários.

Como funciona o LinkedIn?

Para o profissional

A dinâmica é simples, ao contrário de outras redes sociais em que seguimos amigos e marcas que gostamos, no LinkedIn você precisa seguir profissionais e empresas com as quais você tem algo em comum.

Entenda que nessa rede, você pode se inspirar em outros profissionais, encontrar oportunidades de emprego ou contratar profissionais e soluções para sua empresa, mas a grande sacada está no networking.

Foque em profissionais do seu ramo e empresas em você gostaria de se relacionar, trabalhando, estuando, oferecendo ou contratando serviços.

Para as empresas

Para as empresas, o LinkedIn tem um modelo de negócios diferenciado. Como a receita da plataforma vem de assinaturas de serviços, vendas, publicidade e soluções de recrutamento, torna-se necessária a contratação de uma assinatura para ter acesso a recursos adicionais facilitadores de processos utilizado pelas empresas.

Mas se você é um profissional buscando recolocação no mercado de trabalho, não se preocupe, a Conta Basic é gratuita e não há limitações que o impeçam de se candidatar às vagas de emprego.

Por que usar o LinkedIn?

No Brasil, já chegamos a quase 200 milhões de usuários.

Durante a pandemia o número de empresas que usam ativamente o LinkedIn aumentou consideravelmente e a presença de quem está procurando recolocação no mercado de trabalho passou a ser indispensável, e para as empresas que querem se fortalecer no digital, a presença nessa rede é quase obrigatória.

Por isso, vou listar os principais benefícios em estar presente no LinkedIn.


Para o profissional

- Você pode se candidatar a vagas no Brasil ou em qualquer parte do mundo;

- Expandir seu networking se conectando com profissionais e empresas do seu nicho;

- Compartilhar o seu trabalho, expor seu portifólio;

- Inspirar com seu trabalho e inspirar-se com outros profissionais;

- Investir no seu marketing pessoal e ter o currículo completo disponível de forma gratuita;

- Participar de comunidades e grupos que podem enriquecer o seu trabalho;

- Receber recomendações de colegas de trabalho que valorizam o seu perfil.


Para as empresa

- Criar sua página e manter o público informado sobre suas conquistas e produtos;

- Anunciar suas vagas e filtrar os candidatos de acorda com a exigências do cargo ofertado;

- Divulgar matérias e conteúdos que ajudam o fortalecimento da marca como autoridade em seu nicho;

- Fazer publicidade;

- Tornar seus profissionais referência no seu nicho através do incentivo ao marketing pessoal;

- Monitorar as práticas de mercado dos concorrentes.

5 dicas de como criar um bom perfil no LinkedIn

1. Escolha uma foto com cuidado

Existem pesquisas que apontam que perfis com fotos são quatorze vezes mais visualizados.

Você não precisa usar uma foto formal, mas tenha em mente que seu perfil será visto por possíveis contratantes e pense no que a foto escolhida diz sobre você.

2. Faça uma boa descrição

No topo do seu perfil, você terá um campo para escrever um resumo sobre você, e meu concelho é que invista tempo e dedicação para criar uma boa descrição, em poucas linhas, dizendo o que você já fez, o que faz e quais suas experiências mais relevantes.

3. Preencha todos os campos

Quando você cria seu perfil no LinkedIn, existem vários campos a serem preenchidos que são observados pela empresa e considerados diferencial, como causas e projetos de voluntariado.

Você também terá a opção de anexar seus diplomas e certificados, e inclusive marcar as instituições nas quais estudou.

Também poderá incluir informações sobre seu emprego atual e experiências antigas, e ver todos os funcionários que trabalham e trabalharam nessas empresas (se eles possuírem conta no LinkedIn, é claro).

4. URL Personalizada

URL nada mais é, que o endereço virtual de uma página.

O LinkedIn possui a funcionalidade de personalizar a URL, substituindo números aleatórios, pelo seu nome e sobrenome por exemplo.

Isto faz com que o seu perfil apareça mais facilmente nas pesquisas do Google, e acredite, isso é bom em muitos sentidos (mas é assunto para outro artigo).

Para personalizar a URL no LinkedIn, selecione o ícone de ajuste ao lado da URL, que fica logo abaixo da sua foto de perfil.

5. Publique conteúdo

O LinkedIn possui uma ferramenta de postagem que te permite publicar textos. A ideia é transformar o seu perfil numa espécie de blog que fica disponível para suas conexões.

Aproveite este espaço para divulgar seu trabalho ou compartilhar conteúdos relevantes. Essa prática faz com que os outros profissionais te vejam como autoridade em seu segmento.

Mas lembre-se que é uma rede social profissional, publique o que for adequado.

Considerações finais

Agora que você já entendeu como funciona o LinkedIn, e qual a importância dele para sua vida profissional, você está pronto para baixar nosso Guia prático de como configurar seu perfil no LinkedIn.

Basta se cadastrar no formulário abaixo.